Nos passos iniciais de uma startup, o Cap Table precisa estar entre as primeiras definições. Ele é uma importante ferramenta para a tomada de decisões, por isso não deve ser deixada de lado.
Hoje vamos falar mais sobre esse conceito, que é fundamental para o início de uma startup e da vida empreendedora. Acompanhe para entender tudo!
O que é Cap Table?
Cap Table, ou Tabela de Capitalização, refere-se ao registro, em planilha, tabela ou gráficos, que mostra a capitalização do patrimônio de uma empresa. Ele lista os títulos da empresa, o valor pago por eles pelos investidores e a porcentagem de propriedade de cada investidor na empresa.
Funciona como um registro sobre as divisões das participações entre os stakeholders de uma startup. É nele que precisa estar registrado não apenas a participação atual de cada um, mas ainda as quantidades e as especificações sobre as classes de ativos: principais direitos, obrigações, datas de vencimento e o que mais houver.
A ferramenta auxilia na tomada de decisões, baseadas na materialidade econômica da startup. Devido a sua importância, a planilha deve ser precisa, personalizada para as necessidades do negócio e sempre ser mantida atualizada.
Alguns elementos chaves devem fazer parte da estruturação deste documento:
- Participação acionária
Trata sobre quem possui qual quantidade do negócio ou ainda, quem tem o controle sobre a empresa. No caso das startups, esse elemento mostra quem precisa assinar as principais decisões da empresa. Aqui lista-se também o nome dos acionistas e a quantidade de ações que eles possuem.
- Tipos de ações
Nesse ponto são indicadas as pessoas que possuem ações ordinárias sem tratamento especial e as que possuem ações preferenciais.
- Valor total do patrimônio
- Total de ações autorizadas para venda
- Número total de ações em circulação
- Ações reservadas e disponíveis para funcionários
É importante esclarecer que o Cap Table não funciona como um balanço patrimonial da empresa. A sua finalidade é organizar a contabilidade competente aos investidores do negócio.
Agora que você já compreendeu o que é um Cap Table, vamos conhecer a importância dessa ferramenta para a saúde financeira de uma startup.
Importância na startup
O Cap Table tem relação com a estabilidade da saúde financeira da startup, daí já pode se perceber a importância do bom uso dessa ferramenta na contabilidade.
Um mínimo erro, desatualização ou explicação duvidosa esta ferramenta expõe a empresa a uma insegurança jurídica perigosa, que pode causar grandes transtornos para todos os envolvidos.
Além disso, a longo prazo, a organização do Cap Table torna-se ainda mais relevante para a estratégia dos negócios. Isso porque, ao passar dos anos, novos investidores podem surgir e a porcentagem dos dividendos pode ser modificada. Sem uma estrutura bem organizada e descritiva sobre os acionistas da empresa, as chances de informações erradas ou mal colocadas colocarem tudo a perder são altas.
O Cap Table oferece uma visão clara sobre como as decisões impactam na estrutura patrimonial da empresa, por isso deve sempre ser considerado em momentos determinantes de tomada de decisão.
Nas startups, especificamente, existe a necessidade constante de financiamento e capitalização, fato que torna a tabela de extrema importância.
A ferramenta também é importante para os investidores, que têm acesso aos acionistas iniciais e suas respectivas participações. Emissão de novos títulos e opções de ações para os funcionários são alguns dos eventos importantes a serem acompanhados pelos empreendedores, investidores e analistas de investimentos, por meio do Cap Table.
Com o Cap Table ainda é possível analisar o valor que cada acionista receberia, baseado no valor disponível para o patrimônio, no caso de um cenário de liquidez, que geralmente são incertos e imprevisíveis.
Esperamos que você tenha compreendido a importância de produzir o Cap Table de uma startup. Tão fundamental quanto a produção dessa documentação, é a escolha do profissional que irá gerenciar e administrar as informações do Cap Table.
É necessária a assessoria de um advogado que compreenda e acompanhe os principais trâmites que envolvem a ferramenta, com o objetivo de manter as informações em dia e organizadas.
Entre em contato para conhecer os nossos serviços e descobrir tudo sobre o Cap Table e sua importância em uma startup.